Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Frio intenso volta a partir de quarta-feira e a partir de quinta pode ter geada
A chuva e o vento forte que chegaram em Santa Maria e região entre o domingo e hoje trouxeram uma nova massa de ar frio de origem polar. Em menos de 24 horas, a temperatura despencou pela metade em Santa Maria. Na tarde de segunda-feira, máxima chegou a de 30°C, e na manhã desta terça, os termômetros registram 15°C.
Acusado de matar quatro pessoas em Pinhal Grande vai a júri nesta terça
Depois que a chuva for embora, deve ficar ainda mais frio, mas com tempo seco. Há previsão de formação de geada em todo o Estado. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, o frio se intensifica a partir de quarta. Os termômetros devem registrar de 4ºC a 12ºC. Na quinta, sexta e sábado há chance de formação de geada e o frio continua. Na sexta-feira, a mínima pode ser de 0ºC, podendo ser o dia mais frio deste ano.
Verardo explica que, mesmo que o inverno não tenha começado oficialmente, é normal o frio nesta época do ano e isso não significa um inverno muito rigoroso. Ele adianta que, neste ano, o inverno será como nos últimos dias: altas e baixas na temperatura. Conforme o meteorologista, isso ocorre porque estamos vivendo uma época de neutralidade - sem influências dos fenômenos La Niña e El Niño - que começou em março e pode durar até setembro. Ele também salienta que a chuva prevista para o mês de julho deve ficar um pouco abaixo da média.
AS MÍNIMAS E MÁXIMAS
- Terça - 10ºC e 18º
- Quarta - 4ºC e 12ºC
- Quinta - 1ºC e 12ºC
- Sexta - 0ºC e 13ºC
- Sábado - 2º e 15ºC